Gastronomia do Mundo


No âmbito do mês intercultural, o Centro de Dia de Marmelete realizou mais uma actividade denominada “Gastronomia do Mundo”, no passado dia 15 de Abril. Assim esta actividade consistiu em confeccionar dois doces típicos da Grécia e do Brasil.
Os doces seleccionados foram o Bolo de Iogurte Grego e o Brigadeiro, todos os participantes se divertiram bastante durante esta actividade e no final todos se puderam deliciar com os maravilhosos doces.
Importa aqui fazer uma breve referência à história dos dois doces.
O Brigadeiro tem uma história, um tanto ou quanto curiosa. Este doce aparece no Brasil depois da 2ª Guerra Mundial (1939—1945). Naquela altura era muito difícil conseguir alimentos frescos, especialmente leite, açúcar e ovos, para fazer doces. Então descobriram que a mistura deleite condensado e chocolate resultava num docinho muito saboroso. Mas ainda faltava encontrar um nome para a nova iguaria.
Acontece que na mesma época decorriam as eleições para presidente do Brasil, e um dos candidatos chamava-se Brigadeiro Eduardo Gomes. Como slogan de campanha ele utilizava uma frase muito engraçada, que ficou na boca do povo: “Vote no Brigadeiro que é bonito e solteiro”.
Então as suas eleitoras baptizaram o doce em homenagem ao candidato, e as mulheres que trabalhavam na campanha distribuíam o docinho para fazer propaganda e ganhar votos. Para enfeitá-lo e deixá-lo mais saboroso, foi inventado o chocolate granulado. Depois outras receitas foram criadas a partir do original. O Brigadeiro é hoje cartão de visita em todo o mundo.
Em relação, ao historial do iogurte esta começou na antiguidade com o armazenamento do leite em bolsas de pele de cabra e estas eram atadas junto ao corpo dos camelos, ora com mais de 43 ºC de temperatura e juntamente com o corpo do animal o leite fermentava, resultando numa pasta azeda. Inicialmente não era muito apreciada, mas com o passar do tempo e o facto de ter propriedades medicinais aumentou gradualmente o seu consumo com o passar do tempo. O consumo do iogurte era muito comum no Médio Oriente e na Europa Central.
Mas foi em 1910 que o biólogo russo Metchnirkoff relacionou o consumo elevado de iogurte com a superior longevidade das tribos das montanhas da Bulgária.
O povo búlgaro era o mais pobre da Europa: o árido território, as contínuas invasões e denominações estrangeiras determinaram um nível de vida muito baixo.
Contudo e apesar, desta situação desfavorável, Metchnirkoff descobriu, que numa população com pouco mais de um milhão de habitantes, cerca de 1600 pessoas ultrapassavam os 100 anos de idade, com óptimas condições de saúde.
Após ter analisado a dieta dos búlgaros, o biólogo russo descobriu que o iogurte era um dos seus componentes básicos de alimentação, associado ao elevado consumo de frutas e vegetais.
Na Grécia o iogurte aparece mais tarde, mas é durante o século XX que se regista um grande consumo deste alimento pelos gregos. Assim este elemento é obrigatório no pequeno-almoço, podendo ser apreciado com frutas coberto com o maravilhoso mel produzido na Grécia.

Acerca de mim

A minha foto
Monchique, Marmelete, Portugal
Potenciando a efectivação de um acompanhamento do envelhecimento construtivo e activo, o Centro de Dia de Marmelete, consiste numa resposta social de apoio à população idosa da freguesia de Marmelete, incidindo a sua dinâmica institucional para colmatar as demais necessidades e/ou problemas de cariz sócio-demográfico. O Centro de Dia de Marmelete comporta as valências de Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Convívio. Conta com o apoio de 170 associados, entre os quais 16 encontram-se inseridos no Serviço de Apoio Domiciliário e 40 no Centro de Convívio.

Seguidores