Passeio a Mafra


No dia 8 de Novembro de 2009, o Centro de Dia de Marmelete organizou um passeio cultural à cidade de Mafra. Partiu-se de Marmelete às 6h da manhã, e fez-se algumas paragens até que o grupo de participantes estivesse completo. Rumou-se em direcção a Mafra, e durante a viagem fez-se uma paragem na área de serviço de Grândola, para descansar um pouco e tomar o pequeno-almoço.
Por volta das 11h00m, chegou-se à Tapada Nacional de Mafra, onde se fez um passeio de comboio pela Tapada, em que todos, apesar de alguma chuva e vento que se fez sentir durante a parte final da viagem, puderam desfrutar da bela paisagem e dos animais selvagens lá existentes, sobretudo os veados e os gamos. Visitou-se dois museus, um com exemplares de animais embalsamados de espécies existentes na Tapada, e outro com coches e selas de cavalos antigos, os quais os reis utilizavam para passear durante o lazer. Foi no parque de merendas da Tapada, que calmamente se desfrutou e se partilhou o almoço num alegre e animado convívio.
Depois de almoçar, partiu-se em direcção ao Convento de Mafra, onde divididos em dois grupos deu-se início uma bela visita guiada pelo palácio. Numa espécie de viagem no tempo, todos puderam observar e perceber como os nossos reis viviam. Para finalizar, visitou-se a Aldeia Típica de José Franco, onde se apreciou uma verdadeira obra de arte, com todos os elementos que constituem uma aldeia tradicional concentrados num só espaço, em que tudo é em miniatura, mas bastante completo e minucioso. Terminou-se a visita, com um saboroso pão com chouriço que foi confeccionado na Aldeia Típica de José Franco, especialmente para os participantes da viagem organizada pelo Centro de Dia de Marmelete.

Acerca de mim

A minha foto
Monchique, Marmelete, Portugal
Potenciando a efectivação de um acompanhamento do envelhecimento construtivo e activo, o Centro de Dia de Marmelete, consiste numa resposta social de apoio à população idosa da freguesia de Marmelete, incidindo a sua dinâmica institucional para colmatar as demais necessidades e/ou problemas de cariz sócio-demográfico. O Centro de Dia de Marmelete comporta as valências de Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Convívio. Conta com o apoio de 170 associados, entre os quais 16 encontram-se inseridos no Serviço de Apoio Domiciliário e 40 no Centro de Convívio.

Seguidores