Alqueva 2010

Face ao sucesso da viagem ao Alqueva no ano anterior, e devido ao facto de nem todos os associados terem conseguido participar, o Centro de Dia de Marmelete decidiu repetir este passeio, dando prioridade aos associados que o ano passado não tinham participado.

Assim, no dia 25 de Julho de 2010 pelas 7 horas da manhã, rumou-se em direcção ao Alqueva. Foi uma viagem tranquila e apenas com uma paragem pelo caminho no café Coimbra em Ourique.

Por volta das 11 horas chegámos à barragem e o grupo dividiu-se em dois, e enquanto uns andavam de barco pela barragem, os outros visitavam o Centro de Documentação da Barragem do Alqueva, onde tomou-se conhecimento de todo o processo de construção do maior lago artificial da Europa. Depois, quando o grupo que já tinha andado de barco visitou o Centro de Documentação, e foi a vez do outro foi passear de barco. Apesar dos receios de alguns, em entrar no barco, a viagem de barco foi muito agradável e tranquila e todos puderam desfrutar da bela paisagem alentejana que rodeia a barragem. Durante a viagem fluvial, teve-se direito uma pausa para café e bolos, surpresa prepara com gentileza pela equipa da Aquaspace.

O almoço decorreu tranquilamente no restaurante "O Celeiro", na cidade de Moura, onde se deliciaram com a maravilhosa gastronomia alentejana.

Em seguida visitou-se o Museu de Arte Sacra na Igreja-Colegiada de S. Pedro em Moura, onde se desfrutou das artísticas pinturas a óleo e das minuciosas peças de escultura. Para terminar a incursão pela cidade de Moura recuou-se no tempo e fez-se uma visita guiada pelo Lagar de Varas do Fojo, onde se conheceu todo o processo artesanal da produção de azeite da Cidade de Moura, este lagar esteve activo durante 100 anos, mais precisamente de 1841 a 1941.

Iniciou-se a viagem de regresso a Marmelete, por volta das 18 horas, e parámos no caminho para comer um gelado ou beber qualquer coisa, para combater o intenso calor que se fazia sentir.

Terminámos este artigo com uma palavra de agradecimento ao Sr. Humberto Nixon e a toda a equipa da Aquaspace pelo bons momentos proporcionados neste dia. Muito Obrigado!

Acerca de mim

A minha foto
Monchique, Marmelete, Portugal
Potenciando a efectivação de um acompanhamento do envelhecimento construtivo e activo, o Centro de Dia de Marmelete, consiste numa resposta social de apoio à população idosa da freguesia de Marmelete, incidindo a sua dinâmica institucional para colmatar as demais necessidades e/ou problemas de cariz sócio-demográfico. O Centro de Dia de Marmelete comporta as valências de Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Convívio. Conta com o apoio de 170 associados, entre os quais 16 encontram-se inseridos no Serviço de Apoio Domiciliário e 40 no Centro de Convívio.

Seguidores