Verão Sénior - Agosto

No mês de Agosto o Centro de Dia de Marmelete deu continuidade às actividades do Verão Sénior, e dedicou-se especial atenção à informação sobre saúde e segurança.
Deste modo, os utentes assistiram a sessões de esclarecimento sobre os mais diversos temas, como: a doença de Alzheimer, Cancro da Mama, Gripe A, Hábitos Alimentares, Ondas de Calor, Segurança para Idosos, Colesterol, etc.
O Centro de Dia de Marmelete contou com a colaboração de algumas entidades parceiras, entre as quais, a Guarda Nacional Republicana de Portimão, que contribuíu com uma acção de sensibilização sobre medidas de segurança para idosos. A esta acção compareceram num total de 53 associados e não associados, manifestando assim elevado interesse por esta temática.
Em relação às outras sessões existiu também uma adesão bastante positiva po parte dos participantes, em que todos ficaram certamente mais sensibilizados e esclarecidos em relação às suas interrogações.
A equipa técnica do Centro de Dia de Marmelete continuará a organizar sessões de esclarecimento sobre diferentes temáticas que serão do interesse não só dos utentes do Centro, bem como de toda a comunidade em geral.
Deixamos aqui alguns exemplos das temáticas abordadas:

Cancro da Mama
O cancro da mama é um tumor maligno que se desenvolve nas células do tecido mamário. É muito mais frequente nas mulheres, mas pode atingir também os homens.
O cancro da mama apresenta-se, muitas vezes, como uma massa dura e irregular que, quando palpada, se diferencia do resto da mama pela sua consistência.
O diagnóstico precoce do cancro da mama é fundamental, pois aumenta as hipóteses de cura. Evita que o cancro se espalhe para outras partes do corpo, favorecendo o prognóstico, a recuperação e a reabilitação.





Gripe A
A gripe é uma doença contagiosa resultante da infecção pelo vírus influenza. O vírus influenza infecta o tracto respiratório (nariz, seios nasais, garganta, pulmões e ouvidos) podendo atingir diferentes espécies (humanos, aves, suínos, etc.). Existe uma especificidade de certas estirpes para cada espécie, isto é vírus que, por exemplo, infectam habitualmente as aves só raramente infectam humanos. No entanto, os vírus específicos de uma espécie podem sofrer uma mutação que lhes confere capacidade de infectar outra espécie. Os peritos consideram que a próxima pandemia (epidemia de grandes proporções que surge em diversas zonas geográficas mais ou menos em simultâneo) de gripe poderá vir a surgir desta forma.





Ondas de Calor
A exposição a períodos de calor intenso, durante vários dias consecutivos - ondas de calor - constitui uma agressão para o organismo, podendo conduzir ao agravamento de doenças crónicas e originar cãibras, desidratação, esgotamento, ou golpe de calor. O golpe de calor é uma situação muito grave que pode provocar danos irreversíveis, ou até a morte.
As crianças nos primeiros anos de vida, os idosos e as pessoas com doenças crónicas são especialmente vulneráveis aos efeitos nocivos das ondas de calor.




Acerca de mim

A minha foto
Monchique, Marmelete, Portugal
Potenciando a efectivação de um acompanhamento do envelhecimento construtivo e activo, o Centro de Dia de Marmelete, consiste numa resposta social de apoio à população idosa da freguesia de Marmelete, incidindo a sua dinâmica institucional para colmatar as demais necessidades e/ou problemas de cariz sócio-demográfico. O Centro de Dia de Marmelete comporta as valências de Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Convívio. Conta com o apoio de 170 associados, entre os quais 16 encontram-se inseridos no Serviço de Apoio Domiciliário e 40 no Centro de Convívio.

Seguidores