Feira do Folar em São Marcos da Serra


A Feira do Folar decorreu entre os dias 10 e 12 de Abril, é um evento organizado pela Câmara Municipal de Silves que tem a finalidade de divulgar os produtos da aldeia, em especial o folar.
No Largo da Igreja, a feira contou com 14 expositores locais. Encontrou-se as “costas doces”, as “costas de torresmos”, doçaria diversa, linguiças, farinheiras, chouriças, carne na banha, presunto, mel, aguardente de medronho, licores de inspiração serrana, leitão assado e os inevitáveis folares.
Conta-se que, noutros tempos, os ovos eram a diferença entre um “folar rico” e um “folar pobre”.
Nas ementas das tasquinhas encontrou-se os caracóis, a “orelha de porco”, os “carapaus alimados”, o “jantar de grão”, os “pipis” e os enchidos típicos, entre outros.
A animação musical deste ano foi com recurso a música gravada, facto lamentado por todos, e o Folclore começou um pouco tarde. O tempo não ajudou com vento e temperaturas pouco habituais para época.
Ainda tentou-se visitar o museu tradicional de São Marcos da Serra, mas para nosso espanto em dia de festa na aldeia, o museu estava fechado.





















Acerca de mim

A minha foto
Monchique, Marmelete, Portugal
Potenciando a efectivação de um acompanhamento do envelhecimento construtivo e activo, o Centro de Dia de Marmelete, consiste numa resposta social de apoio à população idosa da freguesia de Marmelete, incidindo a sua dinâmica institucional para colmatar as demais necessidades e/ou problemas de cariz sócio-demográfico. O Centro de Dia de Marmelete comporta as valências de Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Convívio. Conta com o apoio de 170 associados, entre os quais 16 encontram-se inseridos no Serviço de Apoio Domiciliário e 40 no Centro de Convívio.

Seguidores