Festa da Castanha



No passado dia 1 de Novembro de 2010, realizou-se em Marmelete mais uma edição da já tradicional Festa da Castanha. O Centro de Dia de Marmelete, este ano a convite da Junta de Freguesia de Marmelete, participou nesta festa com o intuito de angariar fundos monetários para a construção do Lar de Idosos D. Maria Melo Catalão.
Desta forma, a instituição apresentou alguns trabalhos realizados pelos sócios durante o Verão Sénior e participou ainda com alguns bolos confeccionados a partir de alguns produtos regionais da nossa terra, entre eles o Bolo de Castanha, o Bolo de Abóbora e o Bolo de Batata Doce.

Feira da Golegã


No passado dia 13 de Novembro de 2010, o Centro de Dia de Marmelete realizou com os seus sócios uma visita à Capital Nacional do Cavalo. Deste modo os participantes puderam apreciar uma das mais emblemáticas feiras do nosso país, que divulga a raça de cavalos lusitanos.
É na Golegã que se concentram os melhores criadores de cavalos, tradição que vai passando de geração em geração, e a feira é um evento onde se apresentam todos os criadores, com os seus belos exemplares, razão pela qual na Golegã se transaccionam, os melhores puro-sangue criados em Portugal, para complementar esta exposição podem-se ainda assistir a vários espectáculos e competições equestres que fazem a delícia dos espectadores.
Foi um passeio bastante agradável, apesar de alguns encontros e desencontros entre os participantes, onde todos puderam apreciar um dos mais belos animais que é o cavalo e ainda provar a gastronomia típica da região.
O Centro de Dia de Marmelete agradece ao Município de Monchique pelo transporte concedido na realização deste passeio recreativo

Viagem ao Porto



Dia 25 de Setembro o de 2010, o dia que iria ficar para sempre na história dos sócios do Centro de Dia de Marmelete, o primeiro baptismo de voo para a maioria dos participantes.

O autocarro do Município de Monchique saiu de Marmelete às 3h00m da manhã com todos os participantes em direcção ao aeroporto de Faro. Por volta das 6h30m embarcámos no avião, com uma grande descontracção… E assim começa esta aventura…
A cara de satisfação dos nossos participantes já dentro do avião, nada de nervos à mistura, alguns até aproveitaram para recuperar da noite perdida!!!

A chegada ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, todos com a sensação que a viagem tinha sido curta demais.

O passeio pela cidade de Braga,  no Sameiro e no Bom Jesus e o merecido almoço, depois da descida da escadaria do Bom Jesus.

Depois do almoço regresso ao Porto, e um agradável passeio nos barcos Rabelos pelo rio Douro, desfrutando da magnífica paisagem que nos oferece a cidade portuense.

A seguir ao passeio de barco,  visita às Caves do Vinho O´ffley que terminou  com uma degustação do tão apreciado vinho do porto.

Mais um passeio pela zona Ribeirinha  do Porto e o Jantar no restaurante Postigo do Carvão.

E assim termina a aventura… Despedimo-nos da cidade do Porto, e embarcámos na viagem de regresso para Marmelete, onde chegámos por volta das 2h00m da manhã. Todos muito cansados e com a sensação de sabor a pouco e a promessa de uma nova visita!


Acerca de mim

A minha foto
Monchique, Marmelete, Portugal
Potenciando a efectivação de um acompanhamento do envelhecimento construtivo e activo, o Centro de Dia de Marmelete, consiste numa resposta social de apoio à população idosa da freguesia de Marmelete, incidindo a sua dinâmica institucional para colmatar as demais necessidades e/ou problemas de cariz sócio-demográfico. O Centro de Dia de Marmelete comporta as valências de Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Convívio. Conta com o apoio de 170 associados, entre os quais 16 encontram-se inseridos no Serviço de Apoio Domiciliário e 40 no Centro de Convívio.

Seguidores