Alma de Poeta...


Durante a elaboração do Boletim do Centro nº2 descobrimos que a nossa Vice-presidente gosta imenso de escrever poesia, assim tomamos a liberdade de deixar este poema aos nossos leitores:



Quando dou os meus passeios

Eu tento sempre aprender

Coisas, para que a vida sorria...

Uma senhora encontrei,

E à qual perguntei:

"Vai ao Centro de Dia?"



Gosto de me cultivar

E desta forma abordar,

Mas de uma maneira airosa

Ao ponto de me tornar

E fazer alguém pensar,

Que sou um pouco curiosa.



Vou para o Centro de Dia,

Estar com as minhas amigas,

E gosto muito de lá ir.

Temos muitas actividades,

Ouvem-se mentiras e verdades,

Também nos vamos divertir.



Eu fico muito contente

Por saber que esta gente

Dá valor ao que existe

Pois este Centro de Dia

É uma mais valia,

Para que ninguém esteja triste.



Aldina Cruz *

30/10/2009
*VICE-PRESIDENTE DO CENTRO DE DIA

Histórias de Vida - Maria Custódia


NASCEU EM MARMELETE A 25 DE JANEIRO DE 1923, LOCAL ONDE CASOU E NASCERAM OS SEUS TRÊS FILHOS. MARMELETE É A TERRA ONDE CONTINUA A RESIDIR E DE QUE TANTO GOSTA, E FOI ESTE AMOR INCONDICIONAL À TERRA QUE A VIU NASCER, QUE MARIA CUSTÓDIA FOI UMA DAS PRINCIPAIS IMPULSIONADORAS NA CRIAÇÃO DO CENTRO DE DIA DE MARMELETE.

DESTA MANEIRA, O BOLETIM DO CENTRO DE DIA DE MARMELETE DECIDIU APRESENTAR UM RELATO NA PRIMEIRA PESSOA DESTA “MULHER DOS SETE OFÍCIOS”, PARA QUE OS LEITORES FICASSEM A CONHECER UM POUCO MAIS ESTA SENHORA, SEM A QUAL INSTITUIÇÃO NÃO EXISTIRIA.



BOLETIM DO CENTRO (B.C.): - D. MARIA CUSTÓDIA, O QUAL FOI A SUA PROFISSÃO? E ONDE EXERCEU?

D. MARIA CUSTÓDIA (D.Mª C.): - AH, TIREI A 4ª CLASSE E DEPOIS FUI TRABALHAR PARA A CASA DO POVO DE MARMELETE, ONDE ENTREI COMO ESCRITURÁRIA E SAÍ COMO 2ª OFICIAL.


B.C.: - SE NÃO TIVESSE SIDO ESCRITURÁRIA, O QUE É QUE GOSTAVA DE TER SIDO? QUAL ERA A SUA PROFISSÃO DE SONHO?

D. Mª C.: (SORRINDO) - ENFERMEIRA.


B. C.: - E PORQUÊ?

D. Mª C.: - PORQUE SEMPRE GOSTEI DE TRATAR DE DOENTES. ENQUANTO TRABALHEI NA CASA DO POVO, SEMPREI DEI VACINAS, INJECÇÕES ÀS PESSOAS, INDO ATÉ MUITAS VEZES ÀS SUAS CASAS, E QUANDO O MÉDICO IA DE FÉRIAS ERA EU QUE TOMAVA CONTA DO CONSULTÓRIO.


B. C.: - E PORQUE É QUE NUNCA SEGUIU ESSE SEU SONHO?

D. Mª C.: - NUNCA TIVE OPORTUNIDADE, NEM POSSIBILIDADES ECONÓMICAS, E OS MEUS PAIS TAMBÉM NUNCA ME INCENTIVARAM. OUTROS TEMPOS…


B.C.: - ACTUALMENTE O QUE É QUE MAIS GOSTA DE FAZER?

D. Mª C. — LER UNS LIVRINHOS, ESCREVER UMAS COISINHAS, E FAÇO ALGUMAS ARRUMAÇÕES EM CASA, ADORAVA FAZER CROCHET, MAS AS MINHAS MÃOS JÁ NÃO MO PERMITEM…


B.C.: - COMO É QUE SURGIU ESTA IDEIA DE CRIAR O CENTRO DE DIA? PORQUE É QUE SENTIU NECESSIDADE DE AVANÇAR COM ESTE PROJECTO PARA A FRENTE?

D. Mª C.: - SURGIU PORQUE MARMELETE ERA UM MEIO MUITO POBRE, NÃO EXISTIA NADA PARA AS PESSOAS SE DISTRAÍREM, NENHUM SÍTIO PARA AS PESSOAS CONVIVEREM, PARA SE ENCONTRAREM, E FOI ISSO…


B. C.: - E ENTÃO, COMO É QUE DEU INÍCIO AO PROJECTO?

D. Mª C.: - BOM, TÍNHAMOS A IDEIA, MAS FALTAVA-NOS O DINHEIRO, ENTÃO EU MAIS UMAS QUANTAS CAMARADAS, COMEÇÁMOS A REUNIR-NOS AOS DOMINGOS NA MINHA CASA PARA FAZERMOS UNS TRABALHINHOS, CROCHETS, UMAS BOLSINHAS DE TRAPOS, ECT. DEPOIS FIZEMOS UMA PRIMEIRA EXPOSIÇÃO NA JUNTA DE FREGUESIA, COM OS NOSSOS TRABALHOS E ALGUNS OBJECTOS TRADICIONAIS, PARA AS PESSOAS COMPRAREM. CORREU MUITO BEM. CONTINUAMOS A FAZER MAIS UMAS EXPOSIÇÕES E MAIS UMAS QUERMESSES, E ATÉ PARA A FATACIL EU FUI, VEJA LÁ.


B.C.: - E QUAIS FORAM AS PRINCIPAIS DIFICULDADES / ENTRAVES QUE ENCONTROU PELO CAMINHO?

D. Mª C.: - OLHE PARA BEM DIZER, A PRINCIPAL FOI A FALTA DE DINHEIRO, DE RESTO TODA A GENTE SEMPRE ME APOIOU.


B. C.: - ALGUMA VEZ PENSOU EM DESISTIR?

D. Mª C.: - NÃO, NUNCA TAL ME PASSOU PELA CABEÇA!


B. C.: - NOS DIAS DE HOJE, ACHA QUE O CENTRO DE DIA CORRESPONDE ÀQUILO QUE SEMPRE SONHOU, OU IDEALIZOU INICIALMENTE? OU ACHA QUE AINDA EXISTEM ALGUMAS ARESTAS PARA LIMAR?

D. Mª C.: - OH, ESTÁ MUITO MELHOR DO QUE ESTAVA, NÃO TEM COMPARAÇÃO. NEM NUNCA ME PASSOU PELA CABEÇA QUE ISTO CHEGASSE AO QUE CHEGOU. ESTÁ A DESENVOLVER UM TRABALHO MUITO BOM.


B. C.: - NA SUA OPINIÃO, QUAL É A IMPORTÂNCIA DO CENTRO DE DIA PARA A COMUNIDADE DE MARMELETE?

D. Mª C.: - É MUITO IMPORTANTE, PRESTA UM SERVIÇO MUITO BOM À COMUNIDADE E É AQUILO QUE EU SEMPRE QUIS , UM LOCAL DE CONVIVÊNCIA.


B. C.: - ACHA QUE SE NÃO TIVESSE TIDO ESTA IDEIA, MAIS ALGUÉM A TERIA TIDO?

D. Mª C.: - NÃO, ACHO QUE NÃO, PORQUE AS PESSOAS AQUI SÃO MUITO COMODISTAS.


B.C.: - CONSIDERA-SE UMA PESSOA LUTADORA / EMPREENDEDORA? PORQUÊ?

D. Mª C.: - SIM, SEMPRE FUI MUITO TRABALHADORA, TENHO OS MEUS FILHOS TODOS FORMADOS, E NUNCA FUI DE DESISTIR FACILMENTE.


B. C.: - PARA TERMINAR, D. CUSTÓDIA, QUAL É O SEU LEMA DE VIDA?

D. Mª C.: - É AJUDAR OS OUTROS, E SER AMIGA DE TODOS.


B. C.: - D. CUSTÓDIA, MUITO OBRIGADA, POR ESTE BOCADINHO, GOSTAMOS MUITO.

D. Mª C.: - DE NADA.

Outubro - mês do idoso



AS NAÇÕES UNIDAS, PROCLAMARAM O DIA 1 DE OUTUBRO COMO O DIA INTERNACIONAL DO IDOSO E O DIA 28 DE OUTUBRO COMO O DIA MUNDIAL DA TERCEIRA IDADE. ESTA FOI A FORMA ENCONTRADA PARA CHAMAR A ATENÇÃO DO MUNDO PARA A SITUAÇÃO FINANCEIRA, SOCIAL E AFECTIVA EM QUE VIVEM AS PESSOAS DESTA FAIXA ETÁRIA. APENAS UMA PEQUENÍSSIMA PARCELA DA POPULAÇÃO IDOSA, AUFERE DE RENDIMENTOS SUFICIENTES PARA LEVAR UMA EXISTÊNCIA MINIMAMENTE ACEITÁVEL. A MAIORIA, INFELIZMENTE, PASSA BASTANTES DIFICULDADES, COMPETINDO AOS FILHOS SUPRIR AS NECESSIDADES ECONÓMICAS DOS PAIS QUANDO ESTES ATINGEM UMA IDADE AVANÇADA E, SOBRETUDO, DISTRIBUIR-LHES CARINHO IDÊNTICO ÀQUELE QUE DELES RECEBERAM ENQUANTO FORAM JOVENS. AS CRIANÇAS, POR SUA VEZ, DEVERÃO RESPEITAR E VALORIZAR O PAPEL DOS AVÓS NA VIDA FAMILIAR. SOCIALMENTE, NADA HÁ MAIS TRISTE QUE ABANDONAR IDOSOS EM LARES, NÃO PERMITINDO A COOPERAÇÃO E A PARTILHA DE SABERES ENTRE AS DIFERENTES GERAÇÕES. CONTA-SE QUE, HÁ MUITOS ANOS, NUMA TERRA LONGÍNQUA, SEMPRE QUE ALGUÉM ATINGIA UMA IDADE AVANÇADA, O SEU FILHO ENTREGAVA-LHE UM COBERTOR E ABANDONAVA-O NUM MONTE, ONDE FICAVA A AGUARDAR A MORTE. CERTO DIA, UM IDOSO, AO CHEGAR A SUA VEZ DE SER DEIXADO NO REFERIDO MONTE, DEVOLVEU O COBERTOR AO FILHO, DIZENDO-LHE: "FICA COM ELE, ASSIM JÁ TERÁS DOIS COBERTORES PARA TE AQUECERES QUANDO TAMBÉM CHEGAR A TUA VEZ DE PARA AQUI VIRES". SÓ ENTÃO, O FILHO SE APERCEBEU DE QUÃO TERRÍVEL ERA AQUELE COSTUME E TROUXE O PAI DE VOLTA AO SEIO FAMILIAR. ASSIM, E A PROPÓSITO DESTAS DATAS MUITAS ENTIDADES JÁ DESENVOLVEM INICIATIVAS DURANTE O MÊS DE OUTUBRO TOTALMENTE DEDICADAS À POPULAÇÃO SÉNIOR, DEMONSTRANDO QUE ESTA COMUNIDADE É CADA VEZ MAIS RSPEITADA E MAIS VALORIZADA. O BOLETIM DO CENTRO TAMBÉM NÃO QUIS DEIXAR DE ASSINALAR ESTAS DATAS, E PARA TAL APRESENTA NA PÁGINA SEGUINTE UM PEQUENO TEXTO, QUE “OBRIGA” A ALGUMA REFLEXÃO POR PARTE DAQUELES QUE LEÊM, POIS AO FIM E AO CABO A VELHICE É UM PROCESSO INEXORÁVEL E INERENTE À CONDIÇÃO HUMANA, DO QUAL NÃO CONSEGUIMOS FUGIR ...



Ser IDOSO é quem tem o privilégio de viver a longa vida


Ser VELHA é a pessoa que perdeu a jovialidade


A idade causa a degeneração das células


A velhice causa a degeneração do espírito


Ser IDOSO é quando ainda se sonha


Ser VELHO é quando apenas se dorme


Ser IDOSO é quando ainda se pratica desporto ou de alguma maneira se exercita


Ser VELHO é quando apenas se descansa


Ser IDOSO é quando o seu calendário tem manhãs


Ser VELHO é quando no seu calendário só houver ontens


Ser IDOSO é quando ainda aprende


Ser VELHO é quando já nem mesmo ensina


Ser IDOSO é quando já nem mesmo tem planos


Ser VELHO é quando só já tem saudades


Ser IDOSO é quando curte o que lhe resta da vida


Ser VELHO é quando tem a miopia voltada para as sombras do passado


Ser IDOSO é quando ainda sente amor


Ser VELHO é quando não sente mais nada do que ciúme e possessividade


Ser IDOSO é quando a vida se renova a cada dia que começa


Ser VELHO é quando a vida se acaba a cada noite que termina


Ser IDOSO é quando as rugas são bonitas, porque foram sulcadas pelo sorriso


Ser VELHO é ter as rugas feias porque foram vincadas pela amargura



Extraído do livro: “Aprenda a curtir seus anos dourados”

Eleições Autárquicas 2009

No passado dia 11 de Outubro realizam-se novamente eleições autárquicas em todo o país. Mais um vez os cidadãos de Marmelete mostraram que são um exemplo de cidadania, pois deslocaram-se em massa às urnas.
As eleições representaram uma viragem no panorama politico do concelho de Monchique, pois pela primeira vez, em 27 anos o PSD tomou posse na Câmara Municipal de Monchique. Já em Marmelete não existiram grandes alterações partidárias, uma vez que a freguesia continuou PSD.
Assim sendo, os eleitores elegeram o candidato Rui André para Presidente da Câmara Municipal de Monchique e a candidata Marta Martins para Presidente da Junta de Freguesia de Marmelete.

Obras de Remodelação


Há já algum tempo que o Centro de Dia de Marmelete ansiava por obras de remodelação, tal só foi possível este verão e com o apoio da Câmara Municipal de Monchique.
Desta forma, o Centro de Dia de Marmelete remodelou toda a cozinha, em que os móveis de madeira foram substituídos por inóx, de acordo com as Normas de Segurança e Higiene do Trabalho, às quais a instituição é obrigada a aderir.
Foram criados dois novos espaços, um gabinete técnico que é utilizado pelas técnicas que trabalham no Centro de Dia de Marmelete, e uma arrecadação para os diferentes materiais usados no Centro de Dia.
Todo o edifício foi pintado exterior e interiormente.
Parece-nos pois, importante referir que o Centro de Dia de Marmelete privilegiou a mão-de-obra disponível na freguesia, e para tal contactou vários "mestres", os quais prontamente se disponibilizaram para fazer o trabalho.
Neste momento, as obras ainda não estão totalmente concluídas, pois ainda estamos a remodelar algumas zonas, de modo a que o Centro fique como desejado.

Acerca de mim

A minha foto
Monchique, Marmelete, Portugal
Potenciando a efectivação de um acompanhamento do envelhecimento construtivo e activo, o Centro de Dia de Marmelete, consiste numa resposta social de apoio à população idosa da freguesia de Marmelete, incidindo a sua dinâmica institucional para colmatar as demais necessidades e/ou problemas de cariz sócio-demográfico. O Centro de Dia de Marmelete comporta as valências de Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Convívio. Conta com o apoio de 170 associados, entre os quais 16 encontram-se inseridos no Serviço de Apoio Domiciliário e 40 no Centro de Convívio.

Seguidores