Verão Sénior - Agosto

No mês de Agosto o Centro de Dia de Marmelete deu continuidade às actividades do Verão Sénior, e dedicou-se especial atenção à informação sobre saúde e segurança.
Deste modo, os utentes assistiram a sessões de esclarecimento sobre os mais diversos temas, como: a doença de Alzheimer, Cancro da Mama, Gripe A, Hábitos Alimentares, Ondas de Calor, Segurança para Idosos, Colesterol, etc.
O Centro de Dia de Marmelete contou com a colaboração de algumas entidades parceiras, entre as quais, a Guarda Nacional Republicana de Portimão, que contribuíu com uma acção de sensibilização sobre medidas de segurança para idosos. A esta acção compareceram num total de 53 associados e não associados, manifestando assim elevado interesse por esta temática.
Em relação às outras sessões existiu também uma adesão bastante positiva po parte dos participantes, em que todos ficaram certamente mais sensibilizados e esclarecidos em relação às suas interrogações.
A equipa técnica do Centro de Dia de Marmelete continuará a organizar sessões de esclarecimento sobre diferentes temáticas que serão do interesse não só dos utentes do Centro, bem como de toda a comunidade em geral.
Deixamos aqui alguns exemplos das temáticas abordadas:

Cancro da Mama
O cancro da mama é um tumor maligno que se desenvolve nas células do tecido mamário. É muito mais frequente nas mulheres, mas pode atingir também os homens.
O cancro da mama apresenta-se, muitas vezes, como uma massa dura e irregular que, quando palpada, se diferencia do resto da mama pela sua consistência.
O diagnóstico precoce do cancro da mama é fundamental, pois aumenta as hipóteses de cura. Evita que o cancro se espalhe para outras partes do corpo, favorecendo o prognóstico, a recuperação e a reabilitação.





Gripe A
A gripe é uma doença contagiosa resultante da infecção pelo vírus influenza. O vírus influenza infecta o tracto respiratório (nariz, seios nasais, garganta, pulmões e ouvidos) podendo atingir diferentes espécies (humanos, aves, suínos, etc.). Existe uma especificidade de certas estirpes para cada espécie, isto é vírus que, por exemplo, infectam habitualmente as aves só raramente infectam humanos. No entanto, os vírus específicos de uma espécie podem sofrer uma mutação que lhes confere capacidade de infectar outra espécie. Os peritos consideram que a próxima pandemia (epidemia de grandes proporções que surge em diversas zonas geográficas mais ou menos em simultâneo) de gripe poderá vir a surgir desta forma.





Ondas de Calor
A exposição a períodos de calor intenso, durante vários dias consecutivos - ondas de calor - constitui uma agressão para o organismo, podendo conduzir ao agravamento de doenças crónicas e originar cãibras, desidratação, esgotamento, ou golpe de calor. O golpe de calor é uma situação muito grave que pode provocar danos irreversíveis, ou até a morte.
As crianças nos primeiros anos de vida, os idosos e as pessoas com doenças crónicas são especialmente vulneráveis aos efeitos nocivos das ondas de calor.




Verão Sénior - Julho

O VERÃO SÉNIOR É UMA INICIATIVA DO CENTRO DE DIA DE MARMELETE COM A FINALIDADE DE ANIMAR E INFORMAR TODOS OS ASSOCIADOS QUE QUEIRAM PARTICIPAR.

O VERÃO SÉNIOR TEM A DURAÇÃO DE 3 MESES, E PODE-SE PARTICIPAR TODAS AS SEGUNDAS E QUARTAS-FEIRAS PELAS 15H00.

DURANTE TODO O MÊS DE JULHO, O VERÃO SÉNIOR DEDICOU-SE À PINTURA EM MADEIRA, VIDRO E TECIDO, À APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE GUARDANAPO EM VIDRO E TECIDO.

O MÊS DE AGOSTO SERÁ DEDICADO À INFORMAÇÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA.

AGUARDAMOS POR SI!!!







Alqueva e Cidade de Moura


No dia 25 de Julho, o Centro de Dia de Marmelete realizou um passeio à barragem do Alqueva e à Cidade de Moura. A partida foi de Marmelete, às 07H00. Já em Alqueva, iniciou-se o programa com um passeio de barco na albufeira, EM Duas embarcações e com uma duração aproximada de 50 minutos. O passeio fez-se na parte larga da albufeira e também por alguns recantos. Visitou-se o Centro de Informação Alqueva, onde foi dada uma explicação sobre o funcionamento do sistema das duas barragens (Alqueva e Pedrógão) e do projecto de regadio. Assistiu-se a um pequeno filme sobre o projecto do Alqueva. em Moura almoçou-se no restaurante O Celeiro. Contemplou-se-se o Lagar de Varas do Fojo, datado de 1810, e que esteve em actividade até 1941. Visitou-se ainda A igreja de S. João Baptista, classificada como Monumento Nacional, que foi edificada nos inícios do Séc. XVI e constituir o melhor exemplar do estilo Manuelino existente no concelho. Antes de chegar a Marmelete, refrescamo-nos com um gelado em Aldeia dos Palheiros! O Centro de Dia de Marmelete, agradece ao Sr. Humberto Nixon e a toda a sua equipa o empenho e amabilidade.

Festa de São Pedro

Orkutei.com.brCOM OS SANTOS POPULARES, O CENTRO DE DIA DE MARMELETE DECIDIU ENTREGAR-SE À ROMARIA!

COM O APOIO DE TODOS OS SÓCIOS, DA CASA DO POVO E DA JUNTA DE FREGUESIA DE MARMELETE, ORGANIZOU-SE UMA SARDINHADA QUE FOI ANIMADA PELO GRUPO MUSICAL VÍTOR MIGUEL E EDGAR.

O CONVÍVIO TEVE INÍCIO PELAS 16 HORAS, E DEPOIS DE ABRIR O APETITE COM ALGUMA DANÇA COMEÇOU-SE A SARDINHADA, ACOMPANHADA POR SALADA, PÃO E VINHO TINTO PARA REFRESCAR.

A FESTA DE SÃO PEDRO CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE MAIS DE 90 SÓCIOS, E POR MEMBROS DA DIRECÇÃO, ASSEMBLEIA GERAL E DO CONSELHO FISCAL.
DURANTE O BAILARICO, VIU-SE FOTOGRAFIAS DE ALGUNS PASSEIOS E ACTIVIDADES REALIZADAS PELO CENTRO DE DIA DE MARMELETE.

OBRIGADO A TODOS OS PARTICIPANTES!!!













Feira do Folar em São Marcos da Serra


A Feira do Folar decorreu entre os dias 10 e 12 de Abril, é um evento organizado pela Câmara Municipal de Silves que tem a finalidade de divulgar os produtos da aldeia, em especial o folar.
No Largo da Igreja, a feira contou com 14 expositores locais. Encontrou-se as “costas doces”, as “costas de torresmos”, doçaria diversa, linguiças, farinheiras, chouriças, carne na banha, presunto, mel, aguardente de medronho, licores de inspiração serrana, leitão assado e os inevitáveis folares.
Conta-se que, noutros tempos, os ovos eram a diferença entre um “folar rico” e um “folar pobre”.
Nas ementas das tasquinhas encontrou-se os caracóis, a “orelha de porco”, os “carapaus alimados”, o “jantar de grão”, os “pipis” e os enchidos típicos, entre outros.
A animação musical deste ano foi com recurso a música gravada, facto lamentado por todos, e o Folclore começou um pouco tarde. O tempo não ajudou com vento e temperaturas pouco habituais para época.
Ainda tentou-se visitar o museu tradicional de São Marcos da Serra, mas para nosso espanto em dia de festa na aldeia, o museu estava fechado.





















Ovibeja - 2009

O CENTRO DE DIA DE MARMELETE, VISITOU NO DIA 3 DE MAIO DE 2009 A 26ª OVIBEJA, a MAIOR FEIRA DO BAIXO ALENTEJO. O TEMA CENTRAL DA FEIRA ENTROU DEFINITIVAMENTE NA ORDEM DO DIA ATRAVÉS DO PAVILHÃO DO AZEITE ALENTEJANO. A FEIRA DUROU 5 DIAS. O GRUPO DO CENTRO DE DIA DE MARMELETE, CHEGOU A BEJA POR VOLTA DAS 11 HORAS VISITOU-SE O PAVILHÃO DO GADO ONDE PODEMOS OBSERVAR GRANDES EXEMPLARES DE GADO BOVINO, SUÍNO E CAPRINO. NO PAVILHÃO DO AZEITE ALENTEJANO, PROVOU-SE O TÃO CONHECIDO AZEITE ALENTEJANO NO PEDAÇO DE PÃO. AS AVES ESTAVAM BEM REPRESENTADAS, E EM EXPOSIÇÃO ENCONTROU-SE VÁRIAS ESPÉCIES DIFERENTES. DURANTE A TARDE, ASSISTIU-SE AO CONCURSO NACIONAL DE SALTOS EM QUE OS CAVALOS FIZERAM A DELÍCIA DE TODOS OS ESPECTADORES. JÁ DE PARTIDA, OUVIU-SE OS GRUPOS MUSICAIS DO MUNICÍPIO DE SANTIAGO DO CACÉM, DE SINES, DE ALCÁCER DO SAL E DE GRÂNDOLA, QUE CANTARAM AS TÍPICAS CANÇÕES ALENTEJANAS QUE ANIMAVAM ANTIGAMENTE AS MONDAS DO ARROZ, DO TRIGO E DAS DESFOLHADAS. O CENTRO DE DIA DE MARMELETE AGRADECE A PARTICIPAÇÃO DOS SÓCIOS.


Baile de Carnaval

NO MÊS DE FEVEREIRO, O CENTRO DE DIA DE MARMELETE REALIZOU O BAILE DE CARNAVAL.
MUITOS MASCARADOS PARTICIPARAM NO ACONTECIMENTO, E ALGUMAS DAS MÁSCARAS FORAM FEITAS NAS ACTIVIDADES DO CENTRO DE DIA. A DECORAÇÃO DO SALÃO FICOU A CARGO DOS SÓCIOS E A ANIMAÇÃO CONTOU COM A PRESENÇA DO ACORDEONISTA E VOCALISTA MARCELO RIO.

AGRADECEMOS A SUA PARTICIPAÇÃO.

Jantar de Natal - 2008



NO PASSADO DIA 13 DE DEZEMBRO DE 2008, O CENTRO DE DIA DE MARMELETE NA COMPANHIA DOS SEUS SÓCIOS, FUNCIONÁRIOS, MEMBROS DA ASSEMBLEIA GERAL, DIRECÇÃO E CONSELHO FISCAL CELEBROU MAIS UM JANTAR DE NATAL.
O CONVÍVIO CONTOU COM A ACORDEONISTA ANA FURTADO QUE COM A SUA BOA DISPOSIÇÃO ANIMOU OS PRESENTES. OS SÓCIOS PARTILHANDO TAREFAS, AJUDARAM NA REALIZAÇÃO DO CONVÍVIO.
O ESPAÇO FOI DECORADO COM TRABALHOS MANUAIS ALUSIVOS Á EPOCA NATALÍCIA, OS QUAIS ESTAVAM A SER PREPARADOS DESDE NOVEMBRO.
O CENTRO DE DIA DE MARMELETE AGRADECE TODO O APOIO E CONFIANÇA PRESTADA PELOS SEUS SÓCIOS, DESDE 1991.

Acerca de mim

A minha foto
Monchique, Marmelete, Portugal
Potenciando a efectivação de um acompanhamento do envelhecimento construtivo e activo, o Centro de Dia de Marmelete, consiste numa resposta social de apoio à população idosa da freguesia de Marmelete, incidindo a sua dinâmica institucional para colmatar as demais necessidades e/ou problemas de cariz sócio-demográfico. O Centro de Dia de Marmelete comporta as valências de Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Convívio. Conta com o apoio de 170 associados, entre os quais 16 encontram-se inseridos no Serviço de Apoio Domiciliário e 40 no Centro de Convívio.

Seguidores